domingo, 30 de agosto de 2009

Quinta, 27.08.09

Já saí de casa com a responsabilidade de assumir a turma sozinha pela primeira vez. No dia anterior a Brandão perguntou se poderia dar a aula para ela. Sim! Fiz de tudo para chegar mais cedo que os dias anteriores (graças a Deus, em duas semanas, sem faltas e atrasos) para poder pegar o material com a Profª Francisca, da sala ao lado. Pena que não pude dar continuidade com a Geografia, para desenrolar o fio da meada. Então, fazer o quê? Voltar para a Matemática!!!


Para não ficar muito desgastante, ensinei meu método de tabuada. Acho essas crianças muito acomodadas - alguns usam celular, outros ficam o tempo todo perguntando uns para os outros quanto é tanto vezes tanto. Isso é absurdo. Perguntei qual a família mais difícil de se lembrar na hora dos cálculos. Ficamos empate na casa de 7 e 8. Então, fomos para a casa do 7. Comecei com o tradicional 7x1, 7x2, 7x3 e já no 7x4 começou a aparecer vários resultados. Não posso explicar pelo Blog meu método de ir continuando o zigue-zague do +7. O importante é que deu certo e na casa do oito, já estavam craques. Sem celular ou delongas. E olha que estava perguntando bem rápido, para mal dar o tempo de somar o oito ao resultado anterior. E a tradicional dica do inverso dá no mesmo.


Fiz um jogo com a tradicional guerra dos sexos - meninos contra meninas. Ficou um pouco barulhento mas deu certo pois todos estavam querendo participar e a torcida então...O melhor é que, antes de sair do meu controle, comecei a tirar ponto dos barulhentos ou de quem estava assoprando. Mas sabe como é criança, não tem jeito. Veio logo o "profª, tira ponto deles também, naquela hora..." No final, 15 a 10 para as meninas.


A Profª Marilene sempre manda eles no quadro para a correção, COM O CADERNO. Comigo é sem o caderno, se acertou a conta uma vez, acerta de novo! E eles ficaram conscientes disso, pois muitos nem se dão o trabalho de fazer, preferem copiar de quem termina primeiro. E como são solidários!
Os colegas zoam com esse "dentucinho" aí...mas ele é um doce!
Um doce bem caprichado, achocolatado chamado Wendel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário