domingo, 30 de agosto de 2009

Sexta, 28.08.09



Pauta:


* Socialização da segunda semana de Estágio;

*Textos: modelos pedagógicos, modelos epistemológicos;

*Entrega da primeira versão do Plano Temático.

A socialização é sempre uma diversão. Nossos dramas da semana viram, inevitavelmente, comédias nas socializações da sextas-feiras. Não consegui entregar minha versão do Plano Temático e vou me arriscar a começar do zero. Não considero um fracasso, mas vitória pessoal pois sinto desejo de fazer o meu plano conforme a problemática REAL da minha turma. Sempre fiz trabalhos baseado em artigos, textos, livros e quero que esse seja diferente, que tenha real valor na minha formação profissional como professora.

Quando paro para pensar por onde começar, vários questionamentos /reflexões/idéias surgem na minha mente. Então, a mim mesma dedico essa citação que li essa semana no no livro Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos, organizado por Santa Marli Pires dos Santos,


"A pessoa que está sob a pressão da responsabilidade não está emocionalmente livre para criar" (CUNHA, 1997 p. 18).

Creio que as crianças do 5º ano que conheço agora e tenho o privilégio de passar por suas vidas, merecem métodos que tirem a pressão da responsabilidade imposta, como dever, obrigação e até castigo (vá estudar, menino). Precisam de uma metodologia que aticem a curiosidade criativa e despertem o prazer de estudar, como o algo útil na construção de cárater, cidadania e qualidade da vida futura.
A galera finalista fazendo pose, Pedagogia 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário